Sangria de caixa com RPDV: rápida, segura e sem erros

A sangria de caixa é um processo importante em supermercados. Isso porque, mesmo com a digitalização, muitos consumidores ainda pagam suas compras com cédulas de papel e moedas.  

Na prática, o acúmulo de grandes quantias no caixa gera riscos de furto e de erros no fechamento. E quanto maior a movimentação de dinheiro, mais vezes o procedimento deve ser feito ao longo do dia.

Você tem dificuldades para fazer isso em seu negócio? A RP Info é especialista em software para supermercados e tem a solução que você procura. Continue a leitura e conheça!

O que é sangria de caixa?

A sangria de caixa é a retirada de valores do caixa durante o horário de funcionamento e de forma não programada. Assim, há a contabilização do dinheiro, retirada e transporte para um local seguro.

Essa é uma prática muito comum em empresas com diversos terminais de caixa, como supermercados. Em muitos casos, o gerente é o responsável por supervisionar o processo, que deve contar com o apoio da tecnologia para ser mais preciso e seguro.

Qual a importância da sangria de caixa?

Apesar da ascensão de formas de pagamento, como pix e cartões, os supermercados ainda lida com um grande volume de dinheiro físico. E o maior objetivo da sangria de caixa de caixa é evitar que os valores se acumulem no ponto de venda.

Sendo assim, podemos dizer que o processo tem um papel importante no dia a dia desses negócios, pois:

  • reduz os riscos de perdas financeiras com furtos ou assaltos;
  • otimiza a gestão financeira da empresa;
  • reduz erros de contabilidade e fechamento dos caixas;
  • melhora a visibilidade sobre o fluxo de caixa.

Os maiores erros na sangria de caixa

Fazer a sangria de caixa pode parecer uma tarefa simples, mas muitos negócios cometem erros que prejudicam sua gestão financeira. Aliás, essas falhas estão presentes em negócios de todos os portes — até mesmo nas grandes redes!

Atuando neste segmento há mais de 30 anos, a RP Info acompanha de perto esses desafios e desenvolve soluções para superá-los. Continue a leitura e confira os erros que sua empresa não pode cometer!

Não registrar a sangria na hora da retirada

Deixar para anotar a operação “depois” rompe a trilha de auditoria: o valor some fisicamente do caixa, mas não aparece no sistema. Este erro dificulta a identificação de diferenças, que só serão percebidas no fechamento ou em auditorias futuras.  

Além do risco financeiro, a falta de registro imediato prejudica a gestão de KPIs financeiros. E mais: sem dados atualizados, o gestor tem dificuldades para tomar decisões e solicitar o transporte de valores no momento ideal.

Fazer a sangria de caixa no momento errado

A sangria é uma retirada de valores não programada, mas é importante saber quando realizá-la. Em geral, com base no histórico do negócio, é possível definir horários e limites para equilibrar segurança e fluidez do atendimento.

Fazer sangrias “no feeling” pode prejudicar sua capacidade de dar troco, gerar filas e aumentar sua exposição a furtos e assaltos.

Não definir um responsável pela sangria

A sangria é um processo crítico da gestão financeira de supermercados e deve ser feito com supervisão. Quando você não define um responsável para isso, perde rastreabilidade e eleva os riscos de erros e inconsistências.

Cada um adota um critério diferente de valor ou horário, e os recibos chegam ao financeiro sem padrão, dificultando a consolidação.

Não registrar a sangria corretamente

Como você registra a sangria? Seu time emite um recibo e ele é arquivado da forma certa? Erros na documentação do procedimento podem ser um grande problema, gerando inconsistências e falta de precisão.  

Aqui chamamos atenção para os riscos do processo manual e recibos em papel. Em geral, eles podem sumir e ser adulterados com maior facilidade.

Como fazer uma sangria de caixa com rapidez e segurança?

Se você chegou até aqui, provavelmente tem dúvidas ou está enfrentando dificuldades na realização da sangria de caixa. Mas como superar os desafios apresentados?

A seguir, você confere um passo a passo estratégico e eficiente. Ele contém dicas, boas práticas e ferramentas que tornam o fluxo de retirada dos valores mais seguro, rápido e sem erros. Confira!

Faça o monitoramento em tempo real do fluxo de caixa

O monitoramento do fluxo de caixa tempo em real é um pilar da sangria de caixa eficiente. E isso vai muito além de “olhar o saldo”; requer a gestão ativa de dados para identificar desvios e a necessidade de antecipar a retirada de dinheiro.  

Para garantir o sucesso da operação, é importante eliminar processos manuais e investir na automação. Isso te dará mais visibilidade, segurança e agilidade.

RPDV da RP Info simplifica esse processo e consolida todos os PDVs em uma só plataforma. Além disso, monitora as entradas de valores e informa o gestor sobre o momento ideal para executar a sangria de caixa. Rápido, automático e eficiente!

Além disso, o RPDV tem um dashboard de monitoramento de vendas poderoso, que registra:

  • todas as vendas do caixa;
  • dados por PDV, departamentos e até grupos de produtos e marcas;
  • dados sobre formas de venda, como pack virtual, atacarejo e ofertas;
  • horários com maior e menor pico de vendas;
  • e muito mais!

Registre todas as entradas e saídas

A sangria depende de um fluxo de caixa 100% registrado. Ou seja, todos os valores devem estar organizados no extrato, independentemente do meio de pagamento:

  • dinheiro;
  • Pix;
  • cartões de crédito e débito;
  • vales e tickets.

Quando isso não acontece, você pode recolher valores discrepantes com o saldo do sistema e gerar dúvidas sobre a confiabilidade do procedimento.

A solução da RP Info também resolve esse desafio, registrando todas as suas vendas com precisão e em tempo real.

Confirme o valor disponível antes de retirar

Como dissemos anteriormente, a escolha do momento de realizar a sangria de caixa é muito estratégica. Quando feita antes da hora, prejudica o funcionamento do caixa e quando passa do momento certo, eleve seus riscos.

Mais uma vez, a tecnologia entra em cena para resolver esse problema. Além de facilitar a conferência dos valores com cada operador, a ferramenta da RP Info te dirá o momento ideal para recolher o dinheiro e direcioná-lo para um local seguro.

Ainda assim, uma dica valiosa: faça uma dupla conferência do valor retirado. A conferência física é mais uma etapa de segurança.

Crie um processo seguro e rápido para a retirada dos valores

Também é importante criar um processo, com etapas claras para a retirada dos valores. Isso envolve:

  • defina o supervisor responsável;
  • crie etapas a serem seguidas;
  • determine como a operação será registrada;
  • estabeleça o gatilho para solicitar o transporte de valores.

A ideia é garantir que o procedimento aconteça de forma rápida, fluida e segura e não comprometa o atendimento ao cliente. Quanto menos tempo o caixa fica inoperante e com a gaveta aberta, mais seguro e eficiente a sangria será.

Dica extra: cuide para manter notas de valores variados no caixa e não prejudicar os trocos aos clientes.  

Repita o processo e feche com tranquilidade

A sangria de caixa não é evento único; é rotina cíclica. A depender do volume de vendas, ela pode acontecer em intervalos curtos e sempre que necessário.

O importante é manter a gaveta sempre perto do fundo de troco, reduzindo exposição a perdas e acelerando o fechamento do caixa. Com o registro automático da sangria, seu relatório de fechamento de caixa é mais preciso e confiável.

O resultado? Menos divergências e mais controle financeiro para seu supermercado operar e crescer.

Conheça o RPDV: a solução que otimiza sua sangria de caixa!

O RPDV da RP Info é o sistema mais funcional e seguro para frente de caixa do mercado. Com ele, você gerencia todos os caixas em uma única interface com dashboards completos e intuitivos.

 

A ferramenta já impulsiona a gestão de mais de 13.000 checkouts no Brasil, com um alto nível de satisfação. Tudo isso, com diferenciais que merecem destaque:

  • centralizada todos os caixas e ECFs de lojas individuais ou redes;
  • integrar promoções, pack virtual e módulo “atacarejo”;
  • centraliza os serviços mais procurados pelos clientes;
  • preparado para caixa automático.

Vale destacar que a solução tem seu retorno sobre o investimento comprovado. Faça como os Supermercados Tissi, que reduziu 25% de suas perdas e aumentou em 6% as vendas com o RPDV da Info. Conheça esse caso de sucesso!

Modernize seu supermercado com a tecnologia certa!

Filas que crescem, caixa lotado de dinheiro, conferência que vira madrugada... esses problemas acabam com a automação da sangria de caixa. E a RP Info pode te ajudar!

Com o RPDV, você realiza o processo com agilidade, segurança e sem erros. Assim, consegue focar no que realmente importa: a experiência do cliente e o crescimento do seu negócio.

A tecnologia chegou para simplificar a vida de gestores e otimizar processos. Fale com a RP Info e transforme a gestão do seu supermercado!

Agende uma demonstração