O sistema PDV é uma das tecnologias mais úteis para o varejo moderno. Com ele, é possível otimizar a gestão de vendas e ainda melhorar a experiência do cliente na hora do pagamento.
Em um supermercado, o sucesso das vendas depende de muito mais do que preços baixos; e é por isso que não podemos ignorar a importância da frente de caixa.
No cenário atual, a automação é uma vantagem competitiva e os negócios que não se modernizam perdem oportunidades e a chance de surpreender positivamente o cliente. Continue conosco e veja como o software PDV pode ajudar seu negócio a crescer!
O sistema PDV (Ponto de Venda) é um software de registro e gestão de vendas, estoque, notas fiscais e pagamentos. Ou seja, uma ferramenta que automatiza a administração financeira de qualquer negócio que vende produtos e serviços.
É importante destacar que um sistema PDV pode ser composto por vários elementos, como um software, um hardware, balança e um leitor de código de barras.
Você se lembra da antiga caixa registradora? Ela é um exemplo de sistema PDV! Com o avanço da tecnologia, elas evoluíram bastante e, hoje, são totalmente automatizados e aceitam diversos meios de pagamento.
Frente de caixa e PDV são conceitos que se confundem. E para acabar com qualquer dúvida que você possa ter, fizemos um breve resumo:
Embora seja fácil de identificar um sistema de PDV em um estabelecimento físico, essa tecnologia é versátil e apoia suas vendas online. Confira alguns detalhes e características dos dois modelos existentes!
O sistema de PDV fico reúne softwares e hardwares necessários para o funcionamento da frente de caixa: leitor de código de barras, impressora, máquinas de cartão, balança, computador, etc.
É importante notar que ele também opera de maneira online. Assim, garante que as compras sejam integradas em um sistema que registra informações pertinentes à gestão de numerários e estoque.
O PDV Online (ou móvel) é um software baseado em nuvem e pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo móvel. Dessa forma, é útil tanto para a frente de caixa, quanto mais e-commerces e marketplaces.
Vale destacar que, embora não tenha alguns hardwares, o sistema conta com todas as funcionalidades necessárias para o fechamento automatizado da venda.
Se o seu supermercado recebe pagamentos, você já tem uma frente de caixa. A questão é que o sistema PDV vai além, pois automatiza e moderniza a gestão comercial do seu negócio.
Sendo assim, o sistema faz o fechamento automático da venda. E isso pode acontecer com o apoio de um operador de caixa — que faz a conferência, leitura de código de barras e finaliza a compra — ou por meio de um terminal de autoatendimento: o self checkout.
Na prática, existem diversas funcionalidades e a configuração do sistema PDV ideal depende da escolha de um bom fornecedor. A depender das necessidades do seu supermercado, é possível automatizar, por exemplo:
Isso tudo é executado em questão de segundos e o próprio sistema é responsável pelo envio das informações às áreas correspondentes.