Mapas de Calor em Supermercados - como usar?

Para o varejo, o aumento do número de vendas é um desafio constante. Vários métodos e teorias são colocados em prática e testados na busca do tão desejado aumento no faturamento.

O mapa de calor é mais uma tecnologia que tem se inserido no mundo do varejo com a promessa de ações mais eficientes e do entendimento completo do comportamento do consumidor dentro de cada loja.

 

O que é o mapa de calor?

Para ilustrar o mapa de calor, vamos utilizar um exemplo das grandes telas do cinema, mais precisamente dos filmes de ação.

Quando um personagem do filme está em um local escuro, geralmente ele coloca óculos especiais, que traduzem em cores o local onde ele está. As áreas em azul são locais frios, ou seja, sem vida. Em vermelho são as áreas quentes, demonstrando a presença de outro ser humano ou de alguma fonte de calor significativa.

Pois este é o mapa de calor: uma imagem que apresenta a temperatura da área analisada.

Esta tecnologia foi adaptada para muitas funções, além de detectar inimigos hollywoodianos. Em sites por exemplo, esta ferramenta possibilita analisar onde o usuário permanece mais tempo com o seu mouse, proporcionando informações suficientes para criações de estratégias mais efetivas em e-commerce.

Mas, como essa tecnologia pode auxiliar você no varejo? Vamos descobrir!

 

Mapa de calor e o varejo: aplicações.

Da mesma forma que ocorre em filmes ou em sites, o mapa de calor irá demonstrar em cores para você, as áreas mais acessadas e as menos acessadas pelo seu consumidor.

 

- Mapeamento da rota do consumidor.

Esta é a rotina dos consumidores: entram em sua loja, passeiam pelas gôndolas, pagam suas compras e se dirigem para suas casas. Mas, você sabe se existe um padrão neste trajeto feito pelo seu cliente?

Com o mapa de calor é possível detectar essa padronização da movimentação das pessoas em sua loja. Com o estabelecimento desta rota, você pode posicionar estrategicamente alguns produtos ao longo deste percurso.

Produtos de consumo por impulso que não cabem no papa-fila, por exemplo, podem ser posicionados estrategicamente nas áreas em que os clientes costumam visitar por último, antes de se dirigirem ao caixa.

 

- Validação de alterações de layout.

Como você avalia as alterações que faz em seu layout da loja? Muito possivelmente pede para um funcionário observar se aumentou o fluxo naquela localização ou extrai relatórios na busca pelo aumento da venda de determinado produto.

Com o mapa de calor, testar um layout novo em sua loja fica muito mais simples e efetivo. Ao analisar as temperaturas do mapa, você percebe com mais praticidade se houve a alteração que você buscava.

 

- Identificar zonas que precisam de atenção.

Regiões menos movimentadas em sua loja podem afetar bastante o seu faturamento. Por mais que fiquemos atentos a tudo o que acontece dentro da loja, esses espaços podem passar despercebidos em nosso planejamento, afetando a rotatividade dos produtos.

Com o mapa de calor, as áreas menos movimentadas de sua loja ficam em evidência e você pode aplicar estratégias mais eficientes para reverter essa situação.

 

- Redimensionamento do mix de produtos.

Já pensou em alterar a proporção do seu mix de produtos? O mapa de calor também pode trazer esse debate para o seu planejamento.

Pense em uma loja de roupas que venda roupas masculinas e femininas. Por uma questão matemática, ambas possuem faturamentos semelhantes. Mas, o mapa de calor demonstra que os clientes passam muito mais tempo olhando as roupas masculinas do que as roupas femininas.

Uma opção para esta nossa loja fictícia seria aumentar o mix de produtos masculinos e observar se esta modificação aumenta o faturamento da loja de uma forma geral.

Essa estratégia é bem útil para segmentos específicos. Se os clientes demonstram bastante interesse em meias masculinas, por exemplo, aumentar as opções deste setor podem trazer benefícios para o crescimento da loja.

 

- Testes A/B

Falamos bastante sobre modificar o layout e realizar testes em sua loja. O mapa de calor possibilita uma avaliação muito mais precisa do que está acontecendo em seu varejo.

Com esta ferramenta, você pode criar testes diversos e verificar o que traz mais benefícios para você e o seu cliente. Um produto novo vai entrar na loja? Mude-o de lugar durante um tempo e observe onde ele tem mais aderência. Dificuldades com o layout? Explore suas opções, sempre anotando os dados para conferência de efetividade.

Apesar de nova, a tecnologia proporcionada pelo mapa de calor promete revolucionar o varejo com dados mais precisos do comportamento do consumidor. Aqui listamos algumas utilizações, mas certamente você deve ter imaginado várias outras utilidades para a melhoria do seu desempenho.

Cada vez mais a tecnologia está adentrando o mundo dos varejistas para trazer mais eficiência e precisão. Você se sente preparado?

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