Como o varejo chinês pode ajudar o Brasil a se reinventar | Por Gilberto Dutra

Em um cenário em que o varejo brasileiro se torna cada vez mais competitivo e ousado, é fundamental estar atento às tendências e às inovações utilizadas nos países mais desenvolvidos. Um local excelente para ter insights e se manter atualizado com tudo o que há de mais moderno no varejo é a China, que praticamente quadriplicou o seu PIB em dez anos e segue estável como a segunda maior economia do mundo, atrás apenas dos EUA.

Em viagem realizada para lá recentemente, participei de importante eventos como a NRF, Euroshop e Missão técnica para China. Tive a oportunidade de trazer para a RP Info um olhar mais à frente do cenário brasileiro com o objetivo de ajudar as empresas a se modernizarem e a estarem preparadas para o futuro.

A China é líder mundial em transações financeiras por celulares, com 36%, muito distante dos Estados Unidos, com apenas 15%. Além disso, o país possui 160 unicórnios (startups avaliadas em US$ 1 bilhão ou mais), atrás apenas dos Estados Unidos. O Brasil possui menos de cinco.

O E-commerce na China também está avançado, com 24% do total das vendas realizadas o varejo, o maior percentual do mundo. Mais de 40% dos produtos de bens de consumo de alto giro, como itens de supermercado, são comprados via E-commerce.
O avanço chinês também pode ser visto na maneira que eles conhecem os seus clientes. Por meio de Big Data, eles conseguem saber o que o consumidor deseja e necessita para trabalhar com o objetivo de melhorar a experiência de compra das pessoas. Assim, nascem muitas inovações, que nem sempre têm a ver com tecnologia, já que podem se tratar apenas de ideias criativas e funcionais.
Na sede do Alibaba, que se destaca por oferecer um atendimento personalizado das necessidades do consumidor, foi possível ver na prática o funcionamento do “Novo Varejo”, em que o limite entre o online e o offline acaba desaparecendo.

O fato é que o Brasil ainda possui muito espaço para o desenvolvimento e o varejo precisa se reinventar para conseguir acompanhar os concorrentes internacionais, que estão vendo o potencial do nosso país e que estão se instalando aqui.

Por isso, a RP Info está sempre atenta ao que há de mais novo e moderno no mundo. Foi pensando nisso que criamos a HIPE Innovation Center, que vai trabalhar na criação de novas ideias e no desenvolvimento de soluções inovadoras para o desenvolvimento do varejo.

Além disso, uma gestão eficaz e um negócio com bons resultados dependem de tecnologias que resolvam os problemas e que abram portas para novos caminhos e novas maneiras de gerir uma empresa. O fato é que o mundo evoluiu e a maneira de fazer varejo no Brasil precisa acompanhar este novo ritmo para não ficar para trás e acabar perdendo para a concorrência.

Gilberto Dutra é diretor comercial da RP Info, que está no mercado desde 1991 e oferece os mais completos e modernos sistemas de Gestão e Automação para o Varejo. Atende mais de 1800 lojas e realiza mais de 500 projetos por ano.

Agende uma demonstração