Tendências para o e-commerce

A força das lojas físicas no Brasil é indiscutível. O brasileiro gosta de escolher as coisas que vai comprar pessoalmente, de olhar e de sentir, mas apesar de ser um povo muito sensorial, está adquirindo novos hábitos digitais. O fato é que a discussão não deve se restringir ao FÍSICO X DIGITAL, mas ao FÍSICO + DIGITAL.
Esta transformação no perfil do consumidor trouxe aos varejistas uma oportunidade de se trabalhar em um canal que antes não era tão explorado. Isso exigiu dos empresários uma nova estrutura de vendas, além de uma nova mentalidade.

A RP Info fornece soluções ERP há quase 30 anos e, no decorrer desta trajetória, vem observando o quanto a tecnologia está revolucionando o segmento, aumentando a sua eficiência, produtividade e rentabilidade.
Neste momento em que muitos empresários estão passando a vender online, a RP Info destaca a importância de ampliar os canais de venda sem a criação de uma nova empresa. Integre as vendas online às lojas físicas, aproveite a estrutura já existente e utilize um único software ERP para todas as operações, pois esta integração vai resultar em dados mais concisos e coerentes, além de possibilitar uma gestão mais eficaz de todo o negócio.

Desta forma, será possível enxergar o estoque com clareza e oferecer ao cliente apenas o que está disponível no estoque. Esta visibilidade e a inteligência do sistema consegue, ainda, verificar quando e quanto comprar mais produtos do fornecedor, evitando a ruptura ou o excesso de itens parados no estoque.


Além disso, a RP Info separou algumas tendências para o e-commerce:

Venda pelo WhatsApp


A familiaridade das pessoas com o WhatsApp e a abrangência do aplicativo, utilizado frequentemente por pessoas de todas as idades e classes sociais, faz da ferramenta um excelente canal para compra, pois ele é simples, rápido e interativo.
Interação com o vendedor pelo WhatsApp, telefone ou App
Apesar de estar no meio digital, o consumidor gosta de se sentir próximo da loja e de ser atendido de maneira humanizada. Além disso, no caso de compras de produtos alimentícios, esta interação ajuda a solucionar os problemas de escolha de alguns itens, pois o vendedor consegue auxiliar o consumidor em tempo real.

Chatbot


Utilizar um “robô” com Inteligência Artificial para responder as dúvidas e interagir com o consumidor é uma das tendências. Esta solução possui respostas prontas para as dúvidas mais frequentes, porém possui uma característica que aproxima o consumidor da marca. Inclusive, muitas empresas estão apostando em um chatbot mais humanizado, com respostas menos robotizadas. Outra tendência é transformar este “robô” em um personagem com características humanas, inclusive com um nome e uma personalidade própria.


Omnichannel


Apesar de não ser um conceito novo, o Omnichannel ainda está sendo absorvido pelos empresários. Integrar todos os canais é uma tendência muito forte e extremamente rentável para o negócio, pois apresenta grandes retornos financeiros e de imagem. Este conceito faz o empresário pensar o online e o off-line de maneira conjunta, oferecendo soluções que integrem estes dois ambientes.


Neste cenário de multiplataformas integradas, o cliente vai poder desfrutar de diversas possibilidade de compras:
• Pesquisar na internet e comprar na loja física;
• Comprar na internet e retirar na loja física;
• Comprar na internet e poder trocar e devolver na loja física;
• Comprar na loja física e optar por receber em casa;


Múltiplas formas de pagamento


O cliente quer poder pagar as suas compras de diversas maneiras. É possível que alguns queiram comprar online e pagar na loja física; outros vão preferir pagar em dinheiro, ou na loja física ou no momento da entrega, pois não utilizam cartão; há os que querem pagar com cartão no próprio site ou aplicativo; há também os que preferem pagar com cartão na hora da entrega por insegurança de fazer pagamentos online; outra possibilidade é de clientes que queiram pagar uma parte em dinheiro e outra em cartão.


Personalização


O consumidor de hoje espera um atendimento personalizado das empresas. Devido à quantidade de informações obtidas de cada cliente, é possível oferecer a ele um produto e uma oferta específica, de acordo com o seu perfil.


Multicanal


Mais do que um site, é necessário estar presente em outros canais importantes para a concretização das vendas online, como as redes sociais. Muitos consumidores realizam compras por meio dessas ferramentas. Além disso, investir em mídia programática faz com que a empresa se torne muito mais competitiva e que consiga se comunicar com mais eficiência e assertividade diretamente com o seu púbico. É fundamental conhecer a necessidade dos consumidores para lembrá-lo de uma compra que precisa finalizar, isso com base nas buscas que ele realizou na internet.

Entrega rápida


O consumidor está cada vez mais imediatista e muitas empresas estão conseguindo realizar entregas logo em seguida da compra. É fundamental que o varejo se adapte a isso e que entregue o mais rápido possível aos seus clientes. Porém, outro ponto importante é prometer apenas o que pode cumprir e não atrasar a entrega. É mais importante oferecer em dois e entregar em um do que o contrário.


Essas são algumas tendências para o e-commerce, mas nenhuma é a longo prazo. Todas já estão sendo utilizadas de alguma maneira e vieram para ficar. Mais do que diferenciais competitivos, elas são necessárias para se manter em um mercado que está cada vez mais exigente.

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