5 fatores de sucesso para o varejo

O varejo vive em constante evolução e, no cenário atual, é ainda mais importante que os empresários estejam dispostos a se reinventar. A RP INFO selecionou cinco fatores de sucesso para o varejo. Estar atento a eles e preparado para implementá-los no seu negócio já é um grande passo para o sucesso nos próximos anos.


1. Novas formas de pagamento


Os consumidores estão cada vez mais tecnológicos e exigentes. Foi-se o tempo em que o dinheiro predominava nas formas de pagamento. Os cartões, de crédito ou débito, ganharam muito espaço nos últimos anos, mas a evolução continua e os pagamentos devem migrar para Apps e celulares.
Será possível realizar pagamentos via QR Code, NFC e outras soluções. O QR Code é um código bidimensional, que, ao ser escaneado, faz um redirecionamento para outra página. Para que uma empresa possa receber com QR Code, basta gerar um código com o valor e enviá-lo ao pagador, que deve fazer o escaneamento com uma câmera de um celular, com auxílio de um leitor.
O maior benefício é o custo menor do que os das maquininhas de cartões. Outro diferencial é a instantaneidade em que o dinheiro é transferido da conta do cliente para a empresa.
Já o NFC, ou Near Field Communication (Comunicação por Campo de Proximidade), é uma tecnologia sem fio que permite a troca de informações entre dispositivos que estejam próximos um do outro. Basta aproximar o celular da máquina de cartão e efetuar o pagamento. O cliente deve configurar o celular, instalar um aplicativo, cadastrar os cartões e solicitar a liberação do banco. Na hora de efetuar o pagamento, a autorização do cliente é feita por meio de senha, impressão digital, ou reconhecimento facial. Esta tecnologia também permite a realização de pagamentos por meio de outros objetos, como relógios smart, por exemplo, que possuem aplicativos de carteira digital.
A RP INFO já está um passo à frente com o Glory, uma parceria com o Grupo Superpão. O Glory é um Self Checkout inteligente que além de aceitar pagamentos nos cartões de crédito e débito, também aceita dinheiro. Uma das vantagens é a segurança do equipamento, que gerencia as sobras e as faltas de caixa. Além disso, o problema da falta de troco também é solucionado, já que incentiva o consumidor a levar moedas para a loja. Outro diferencial do equipamento que proporciona um serviço a mais para os clientes é a possibilidade de realizar pagamentos de boletos em dinheiro.


2. Foco na experiência de compra


O perfil do consumidor mudou. Mais do que fazer compras, ele procura por uma experiência diferenciada. Nem sempre os melhores preços são os principais atrativos e o varejo precisa ser cada vez mais estratégico para agradar este consumidor e não perder espaço para a concorrência.
As pessoas estão com uma rotina cada vez mais atribuladas. Então, as compras devem levar facilidade, praticidade e conveniência aos clientes. Eles querem que suas compras fluam, sem interferências ou estresses. Portanto, cuide para que não haja ruptura, pois a falta de um produto na gôndola pode se tornar um motivo para que ele largue todo o carrinho e parta para outra loja. Divergência de preço e produtos vencidos também são outros fatores desgastantes que levam uma loja a perder clientes. Tanto a ruptura, quanto a divergência de preços e validade de produtos podem ser solucionadas com os sistemas da RP INFO.
O PDV também não pode parar. Já imaginou fazer toda a sua compra e ficar parado no caixa por uma queda no sistema? Sem dúvida, é estressante e cria uma imagem ruim da loja. Uma das vantagens dos sistemas da RP INFO é que eles são todos integrados, porém os PDV’s trabalham de maneira independente, garantindo que o atendimento nunca seja interrompido. A integração dos sistemas da RP e a utilização de uma base de dados única possibilitam a visualização de informações de frente de caixa, gestão financeira, contabilidade, escrita fiscal, logística, entre outras, de maneira rápida e clara.


3. Integração de canais


A integração de canais, conhecida como omnichanel, tem sido uma revolução para o varejo e a forma de vender. Com a popularização da internet, as compras em lojas virtuais são cada vez mais recorrentes, por isso, as lojas físicas precisam se adequar para não perder vendas. Este conceito não se restringe a ter uma loja virtual também, mas de estar presente em outros canais. Um exemplo que tem se tornado frequente nos supermercados é o sistema em que o cliente compra online e retira na loja. Além disso, os supermercados também estão utilizando os aplicativos e as redes sociais para comunicar suas ofertas, encartes e se manter mais próximo dos seus clientes.


4. Tecnologia


Para se manter competitivo no mercado, é fundamental estar sempre em busca de novas tecnologias, pois elas acabam influenciando positivamente em todas as variáveis do varejo. O atendimento melhora, a eficiência e a produtividade aumentam e a experiência de compra se torna muito mais agradável. Investir em tecnologia é investir no lucro do seu negócio.


5. Excelência em gestão


Atrelada à tecnologia, a gestão de um negócio precisa ser cada vez mais assertiva. Para isso, é necessário enxergar com clareza tudo o que acontece dentro de uma empresa. Os sistemas ERP da RP INFO são essenciais para acompanhar indicadores de desempenho e auxiliar os gestores nas tomadas de decisões, que passam a ser baseadas em dados reais, seguros e confiáveis. Além disso, um sistema de gestão possibilita que os erros sejam corrigidos de maneira imediata.
Aproveite esses fatores de sucesso para nortear os planejamentos da sua empresa e invista em tecnologias que otimizem tempo, ofereçam segurança nos processos e que contribuam na gestão dos negócios.

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