Tendências do Varejo 2019

O ano de 2019 começou com grandes mudanças e podemos esperar ainda mais modificações até o final dele. Afinal, vivemos na Era Tecnológica, onde as mudanças e evoluções ocorrem em um piscar de olhos.

A inovação se tornou o principal diferencial das empresas e nós, da RP Info, estamos sempre buscando aperfeiçoamentos para levar nossos clientes à excelência.

A modernização da experiência de compra do cliente, por exemplo, é algo constante e você precisa estar atento a ela para não se deixar levar pela inércia.

Neste artigo, separamos as principais tendências de 2019 para o varejo para que você, assim como nossos clientes, esteja preparado para as mudanças que estão por vir. Confira!

 

- Sistemas que integram informações e otimizam setores.

Em qualquer setor do mercado, este é o futuro. A fluidez na comunicação entre os dados internos é sinônimo de eficiência. No varejo, não pode ser diferente.

Cada vez mais vemos ERPs poderosos, capazes de fazer a comunicação entre diversos setores de uma empresa, reduzindo erros e custos, aumentando a fluidez dos dados e a eficiência do negócio.

Os clientes RP Info já estão um passo à frente desta tendência. Com o FLEX, um ERP flexível direcionado ao varejo, nossos clientes têm seus departamentos integrados, facilitando a comunicação entre comercial, estoque, contabilidade e financeiro. Você pode ver mais sobre o produto clicando aqui.

 

- QR Code

Uma tendência que estava dominando o mercado volta com força total. Na Coréia do Sul, o comércio está explorando as possibilidades da tecnologia QR Code além das funcionalidades que já conhecemos.

A rede de supermercados sul-coreana Homeplus lançou um mercado virtual nas estações do metrô de sua capital Seul. As lojas inovadoras exibem imagens impressas nas paredes, imitando as vitrines comuns que todos são familiarizados.

Cada produto possui o seu próprio QR Code, que pode ser lido por smartphones. O cliente faz sua compra pelos códigos, paga pelo dispositivo e recebe os produtos em casa.

A Coréia do Sul já está dando passos largos na modificação do varejo, trazendo tecnologias antigas com novas caras para 2019. E você, como irá inovar o seu negócio em 2019?

 

- Frente de caixa inteligente.

Todos sabemos da fundamental importância da frente de caixa. É nela que observamos os produtos que estão sendo levados, quais promoções convertem, quais produtos promovem as melhores vendas casadas, entre outros.

Por isso, é natural que cada vez mais, os varejistas monitorem de perto essa função essencial.

Para quem quer estar à frente nesta tendência, a RP Info elaborou o RPDV, um sistema de frente de caixa capaz de integrar as informações de todos os PDVs, além de oferecer os principais serviços buscados pelo público.

 

- Ainda mais facilidade no pagamento.

A forma com que o cliente realiza o pagamento de suas contas está mudando muito rapidamente. O bom e velho dinheiro já cedeu lugar aos cartões, mas estes também estão ficando para trás.

O NFC, tecnologia que ainda utiliza o cartão para realizar pagamentos por aproximação, já é realidade e está sendo bastante usado em diversos países - inclusive no Brasil!

Além desta, as tecnologias vestíveis para pagamento, como pulseiras, relógios e colares também têm sido vistas com mais frequências e é só uma questão de tempo para dominar o gosto dos consumidores brasileiros.

 

- Autonomia do consumidor.

Cada vez mais o consumidor quer ter espaço e oportunidade para tomar suas próprias decisões e realizar suas compras de forma rápida, prática, eficiente e como bem entender.

A tecnologia de Self Checkout traz essa autonomia para o varejo.

Com início em Nova Iorque, em 1992, o Self Checkout vem dominando o setor e já chegou aos supermercados do Brasil. Com forte crescimento em 2018, essa facilidade deve dominar os supermercados em 2019.

Nós, da RP Info, somos pioneiros nesse tipo de solução e podemos auxiliar você a trazer essa inovação para o seu negócio!

 

- Gestão remota de tarefas.

Com o imediatismo sendo cada vez mais imprescindível na atualidade, o varejo também precisou se atualizar para ter na palma da mão, todas as soluções necessárias.

O mercado não somente demanda soluções de gerenciamento imediatas, mas também exige que estas venham com as informações certas e na hora certa, onde você estiver.

Quer comandar várias atividades da sua loja na palma da mão? Então conheça o TASK da RP Info. Um sistema de gerenciamento que funciona em coletores e smartphones, podendo ser utilizado on ou offline.

 

- Proteção das informações: Serviços em Nuvem.

Em um mundo competitivo, informação é tudo. Perdê-la ou compartilhá-la indevidamente não é uma opção.

O Serviços em Nuvem (Cloud Computing), além de proporcionar uma economia em servidores e equipamentos, garante que seus dados estão protegidos, sem a possibilidade de perder informações valiosas para você.

O Smart, por exemplo, é um sistema de gestão da RP Info que já está dentro desta tendência do mercado varejista. Seus dados estão 100% em nuvem, o que otimiza seus custos operacionais e em total segurança.

 

- Realidade Aumentada.

A Realidade Aumentada ou Realidade Virtual está se tornando um movimento natural no dia a dia das pessoas e o varejo não poderia ficar fora dessa evolução.

Trazer essa facilidade tecnológica para o varejo de forma criativa é um desafio para 2019. Mas, já temos uma boa noção de onde podemos chegar.

A loja de departamentos Shinsegae, da Coreia do Sul, criou um provador virtual utilizando a Realidade Aumentada. Os consumidores criam o seu avatar a partir da digitalização de seus corpos. Com o boneco criado, eles conseguem provar todos os artigos de vestuário disponíveis, sem trocar uma roupa sequer.

Logo esta tecnologia estará aqui no Brasil!

 

- Online e offline em sintonia: Click & Collect.

O mundo online está cada vez mais presente, mas é no offline que as vivências acontecem. Integrar um ao outro é proporcionar uma experiência completa ao seu consumidor.

Pensando nessa solução, o Click & Collect (Clique e Retire) já é tendência mundial. A novidade, responsável por 51% das operações nos Estados Unidos, Alemanha e Japão, consiste em realizar uma compra pela internet ou aplicativo e retirar os produtos em uma loja física.

Esta novidade, que já está presente em grandes varejistas brasileiros, é uma grande tendência para 2019. Mas não se preocupe: com os sistemas da RP Info, sua loja estará preparada!

 

- Lojas Showroom.

Alguns consumidores ainda preferem ter contato com o produto antes de fazer o pedido online. É aí que entram as lojas mostruário, conhecidas como Showrooms.

Este modelo de varejo já está aparecendo no Brasil. As Lojas Showrooms funcionam como vitrines de Lojas Online: o consumidor tem acesso aos produtos oferecidos pela marca de forma mais tangível antes de tomar a decisão de compra online, com as compras recebidas em casa.

Um exemplo desta novidade no Brasil é a marca de roupas Amaro. Batizadas de “Guide Shops”, os showrooms da marca inovaram ao permitir que as clientes experimentarem o produto na loja física e optarem por realizar a compra on ou offline para receber em casa.

 

Esteja preparado para 2019

Com um mercado que evolui tão constantemente, você precisa de parceiros que estejam à frente dessas modificações. Nós, da RP Info, somos especialistas em soluções tecnológicas para o varejo.

Conte conosco para levar eficiência, atualidade e facilidade para o seu negócio!