Os 5 serviços que seus caixas precisam oferecer.

 

A frente de caixa, também conhecida como check-out, pode render mais lucro para a sua loja. Quando bem trabalhada, essa parte do processo de compra pode aumentar e, inclusive, atrair mais clientes para o seu negócio.

Existem cinco tipos de serviços, de facilidades, que são imprescindíveis para quem quer fazer do ato do pagamento, um ato de compra.

Veja quais são os cinco serviços que seus caixas precisam oferecer e traga mais comodidade e agilidade aos seus clientes!

 

- Produtos de compra impulsiva.

Apesar deste item ser básico, vale a pena reforçar.

O caminho para o seu caixa deve conter os produtos que são de compra por impulso, aqueles que não estão nas listas de compras, mas que naquele momento podem chamar a atenção do consumidor.

Você deve levar em conta o perfil do seu consumidor, mas geralmente, produtos de consumo por impulso são revistas, balas, aparelhos de barbear descartáveis, chocolates, pilhas e bebidas de tamanho pequeno, como latinhas de refrigerante.

Produtos mais sofisticados e que geralmente estão na lista de compra não vendem bem quando colocados neste espaço. Reserve esta área para aquilo que ninguém lembra de comprar, mas que todo mundo quer ou precisa comprar.

 

- Opções de pagamentos diversificadas.

Quanto mais formas de pagamento a sua frente de caixa aceitar, maiores serão as chances de você não perder uma venda.

Atualmente, o número de compras realizadas com cédulas caiu consideravelmente. De acordo com um estudo realizado e divulgado em 2018 pelo Banco Central, 60% dos entrevistados afirmaram que fazem uso do dinheiro para realizar as compras. Na pesquisa anterior, realizada em 2013, esse índice era de 78%.

Isso significa que você ainda precisa se preocupar com o troco que está em seu caixa, afinal, uma grande parcela da população faz uso deste método de pagamento. Porém, há um crescente dos cartões de débito e crédito que você deve considerar.

Aceitar diferentes bandeiras e tipos de cartões, como débito, crédito e vales, é uma facilidade a mais que você oferece ao cliente. Desta forma, você não perde vendas por não aceitar alguma forma de pagamento.

 

- Recarga de celular.

Mais uma facilidade que pode gerar algumas vendas para você.

Recarregar o celular, aparentemente, pode não ter nenhuma relação com o seu negócio. Entretanto, oferecer essa comodidade pode ser um atrativo a mais para a sua loja.

Pense desta forma: a pessoa que precisa somente recarregar o celular, terá que passar por todo o estabelecimento, ou pelo menos pelas gôndolas do papa-fila, para chegar ao caixa e realizar sua recarga.

Durante este percurso, ela entrará em contato com seus produtos oferecidos, principalmente os de consumo imediatos que geralmente estão localizados próximos ao caixa. O cliente que entrou para somente recarregar um celular, algo que não tem relação direta com o seu negócio, agora também consome dos seus produtos.

 

- Pagamentos de boletos.

Disponibilizar em seu caixa o pagamento de boletos segue a mesma linha da recarga de celular. Apesar de não ser algo que tenha total relação com o serviço oferecido em sua loja, é mais um adicional para atrair movimento em seu estabelecimento.

Quando o cliente precisar pagar um boleto e for em sua loja, quem sabe ele não se lembre de algum produto que está faltando em casa? Aquele café que acabou ou os ingredientes para o jantar que ele esqueceu? Apesar do objetivo inicial não ter nenhuma relação com o mercado, a ação final é totalmente benéfica para o seu negócio: consumo de produtos!

 

- Facilidade na impressão de cupons fiscais.

Toda compra de mercadoria deve emitir uma nota fiscal. É por meio desta que são realizados os recolhimentos dos impostos federais e estaduais.

A emissão de uma nota fiscal deve ser feita de forma correta, de acordo com a legislação de sua região, evitando complicações para o seu negócio. Existem softwares desenvolvidos especialmente para auxiliar você, empreendedor, a estar sempre em dia com a Receita Federal.

A RP INFO é uma empresa que oferece esta facilidade para os varejistas. Presente no mercado desde 1991, desenvolve softwares de gestão que englobam todas as necessidades de sua loja: desde a frente de caixa, passando pela regularização com a Receita Federal, até o acompanhamento do estoque e muito mais.

 

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