Está na hora do meu negócio adotar um sistema de gestão?

Você, empreendedor, que está buscando uma solução para colocar a sua empresa em dia, já sabe o que é o sistema de gestão ou ERP?

Esta simples sigla, que vem do nome em inglês “Enterprise Resource Planning”, significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”. É o ERP que irá organizar as informações do seu negócio para você conseguir tomar as melhores decisões empresariais, gerenciar o tempo de sua equipe com qualidade e otimizar, principalmente, seus custos.

Mas será que já está na hora da sua empresa adotar este sistema de gestão? Para ajudar você nesta decisão, preparamos um questionário rápido e simples, com situações cotidianas do mundo dos negócios. Veja com quantas você se identifica!

Você está assumindo muitas funções?

Ao abrir um negócio, é comum que o empreendedor acumule algumas funções nos primeiros momentos da empresa. Com o evoluir do financeiro, é natural que se contrate profissionais qualificados ou sistemas que realizam as atividades operacionais de forma automática. Mas alguns empreendedores não delegam responsabilidades, acumulando funções e adiando as tarefas empresariais. Se você ainda se preocupa muito com o operacional e deixa de lado o estratégico, cuidado. O descaso com os compromissos empresariais é maléfico para a saúde de sua empresa.

Os erros são constantes em seu cotidiano?

Quando os dados empresariais não são organizados adequadamente, os erros começam a aparecer a todo momento. Isso demonstra uma falta de controle e desorganização da empresa, criando inúmeros retrabalhos, perda de tempo e, consequentemente, queda na lucratividade. Sem falar na credibilidade da empresa, que pode ser questionada pelos seus clientes e pelo público interno, criando um ambiente de trabalho estressante, improdutivo e desestimulante. Se você precisa “apagar muitos incêndios” em sua empresa, fique de olho. É sinal que a desorganização está tomando o seu lucro.

 

Está perdendo informações diariamente?

Sempre que você precisa de algum relatório, algum dado importante ou qualquer outra informação interna de sua empresa, você demora para encontrar? Ou pior, você não as encontra? Para que exista uma estratégia, é preciso ter dados concretos. Somente desta forma é possível arquitetar um plano de negócios viável para sua empresa. Como realizar tal ato se você não possui os dados essenciais? Perder informações de sua empresa é perder a história de seu negócio e métricas de planejamento importantes.

 

Você tem controle das operações de sua empresa?

Tudo o que entra e sai de seu negócio é contabilizado? Você está realmente inteirado do que está acontecendo em seu estoque? Estar ciente dessas movimentações é estar a par dos locais em que o seu dinheiro está sendo investido e quanto ainda você precisa investir. Ao perder o controle de seus fluxos, você abre mão da administração do seu negócio e pode perdê-lo por deslizes facilmente evitáveis.

 

Há falhas em sua comunicação?

O que era para ser feito, não foi. E, o que não era prioridade, foi realizado às pressas. Esta situação é familiar para você? Se sim, isto é sinal de que a sua empresa está com falha na comunicação interna. Sem os dados adequados, as métricas importantes à mão e as informações unificadas, fica complicado organizar e priorizar tarefas. Você precisa ter as informações essenciais rapidamente em suas mãos e de forma simples para delegar os afazeres de maneira eficaz. Caso isso não seja possível, você terá vários funcionários que focam suas energias e horas de trabalho para “apagar incêndios” e, consequentemente, que não conseguem fazer a empresa alçar maiores voos.

 

Não existe planejamento?

Lembra que conversamos anteriormente sobre a importância dos dados para um plano de negócios de sucesso? Se sua empresa não possui um planejamento, é porque provavelmente ela não consegue estabelecer metas. Ou seja, a falta de dados, métricas e informações, impossibilita que você consiga acompanhar a evolução do seu negócio e não colaboram para que você estabeleça os melhores caminhos para a sua empresa.

 

Com quantos questionamentos você se identificou?

Se você respondeu sim para a maioria dos questionamentos feitos neste artigo e ainda se identificou nas situações descritas em cada um deles, é sinal de que está na hora do seu negócio adotar um sistema de gestão.

Seja você micro, pequeno, médio ou um grande empreendedor, o que vai definir a necessidade da implementação de um sistema de gestão é a complexidade de sua empresa e como você vem gerenciando ela nos últimos tempos.

A RP Info possui diversas soluções para você, desde sistemas organizadores de tarefas até sistemas complexos, para você administrar de forma segura e confiável todo o seu negócio, evitando todas as situações que descrevemos neste texto.


Clique aqui e conheça as soluções da RP Info.