Click and Collect: conheça essa tendência

Mais de 90% dos consumidores online já desistiram de suas compras. O motivo? Frete muito alto. Esses dados, trazidos pela Cuponomia, site que reúne cupons de desconto das principais varejistas online do país, demonstram um cenário preocupante para o varejo brasileiro. Entretanto, existe uma solução que está revolucionando o mercado.

Você já ouviu falar das estratégias omnichannel? São ações, também aplicadas no varejo, que utilizam de múltiplos canais de comunicação. O objetivo aqui é estreitar as relações entre o offline e o online.

Uma dessas estratégias está dominando o mercado mundial e tem feito bastante sucesso recentemente aqui no Brasil. Estamos falando do Click and Collect (clique e retire, em tradução literal).

Conheça mais sobre essa tendência que já está sendo utilizada por grandes players do varejo brasileiro, como Magazine Luiza, Via Varejo (administradora das lojas online Casas Bahia, Ponto Frio e Extra) e Lojas Americanas.

 

O que é “Click and Collect?”

Apesar da tradução literal ser a que já citamos, Click and Collect são, na realidade, pontos de retirada para compras realizadas online. São novas opções para o consumidor retirar suas compras, além das tradicionais pelo correio ou transportadora terceirizada.

 

Como funciona o Click and Collect?

Como sempre, o consumidor acessa o site da loja que deseja realizar sua compra, seleciona os produtos, a forma de pagamento, etc. O que muda, nesse sistema, é a forma como ele receberá o produto.

Atualmente, existem quatro maneiras pelas quais os consumidores podem ter acesso aos produtos adquiridos online. A primeira, certamente, é a forma tradicional de envio, através dos correios e transportadora. Veja as opções da estratégia omnichannel:

 

- Pick up store: uma das opções mais comuns aqui no Brasil é a retirada na loja mais próxima de sua residência. Grandes varejistas, como Magazine Luiza, estão transformando suas lojas físicas em grandes depósitos para suprir essas demandas do consumo online. Desta forma, o consumidor consegue o produto de maneira muito mais rápida e a loja não se preocupa com transporte e prazos de entrega.

 

- Lockers (armários): esta opção é bastante utilizada no exterior, mas já podemos encontrar em São Paulo. Existem literalmente armários com produtos espalhados em pontos estratégicos. Aqui no Brasil, em conveniências de posto de gasolina. Através de um QR Code, o consumidor desbloqueia o armário e retira seu produto. Rápido, fácil e sem contato com vendedor.

 

- Retirada nos Correios: Via Varejo já utiliza desta parceria. Seus consumidores podem retirar os produtos em agências de correio próximas de sua residência. Essa opção é excelente para aqueles que não conseguem receber o entregador nos horários estipulados pela loja. Desta forma, mesmo que não tenha ninguém em casa, o produto chega ao consumidor dentro do prazo.

 

Por que o Click and Collect é uma tendência?

Fácil, rápido e personalizado. Essas são as características que todo consumidor online deseja que sua entrega tenha - e que são atendidas pela tendência Click and Collect.

Dominando cada vez mais o mercado, essa tendência tem agradado muito os consumidores e veio para ficar.

E o seu varejo: está preparado para essa revolução?